Imagem Ilustrativa.

Crianças de 5 a 11 anos começam a receber a vacinação contra covid-19 no Maranhão a partir desta sexta-feira (14). 

O estado recebeu 50 mil doses de vacina do imunizante Pfizer. A vacinação do grupo dessa faixa etária será realizado a partir das 15h, no Shopping da Criança, em São Luís, em um ato simbólico. 

Foram vacinadas uma criança indígena e uma criança com comorbidade, atendida no Shopping da Criança.

O Ministério da Saúde fará a entrega de doses semanais até contemplar aproximadamente um milhão de crianças no Maranhão nesta faixa etária. 

Cabe a SES fazer a distribuição dos imunizantes aos 217 municípios, dentro de 48h após a chegada das vacinas, por meio de transporte aéreo e terrestre. A expectativa da SES é que a aplicação da primeira dose da vacina para crianças entre 5 e 11 anos seja concluída até o mês de março.

Vacinação

Em todo o Brasil, a vacinação infantil ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. 

A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. Será aplicada uma versão específica do produto, com dosagens e frascos diferentes, mas com o mesmo princípio ativo.

A responsabilidade pela aplicação local dos imunizantes é das prefeituras municipais, mas, além do inicial do processo vacinal, o Governo do Estado vai garantir aplicação da vacinação pediátrica em equipamentos estaduais voltados para o público infantil, como a Casa de Apoio Ninar e o Shopping da Criança

Fonte: Difusora On.





0 Comentários