Lidiane Curvina - Secretária de Saúde de Lima Campos.

A Prefeitura de Lima Campos vem tomando uma série de medidas para combater o avanço da Covid-19 no município. De distribuição de máscaras a toda a população, campanhas de conscientização e toda uma estrutura de atendimento aos limacampenses, o governo municipal não para de trabalhar para garantir a todos que precisarem de ajuda, um acolhimento digno e responsável.

O prefeito Jailson tem realizado um trabalho de organização estrutural sem precedentes na história de Lima Campos no enfrentamento ao novo corona vírus. Tem cuidado pessoalmente da luta por leitos, aquisição de remédios, equipamentos de proteção individual (EPI´s), dentre outros. 

A Secretaria Municipal de Saúde, capitaneada pela competente e comprometida Lidiane Curvina, tem agido com excelência contra essa pandemia que o mundo inteiro combate, sempre com a presença e com a garra do prefeito municipal. 


“Eu faço questão que todos os limacampenses saibam que não estou medindo esforços nessa luta e não tenho horário para descanso. Qualquer hora, para qualquer coisa, estou aqui. Eu sou o primeiro a tomar a frente para, juntamente com minha equipe, solucionar da melhor maneira possível todos os problemas. Eu conto com a colaboração de cada limacampense. Cada um é soldado nesse combate contra o corona vírus. Estamos todos juntos e vamos vencer porque Deus está com a gente e vai à nossa frente”, declarou emocionado o prefeito Jailson, em entrevista ao Departamento Municipal de Comunicação.

A seguir, a secretária de Saúde Lidiane apresenta toda a estrutura montada em Lima Campos para auxiliar os cidadãos nesse período de crise mundial. Ela destaca que outras providências estão sendo tomadas e estão vindo aí para incrementar o atendimento ao público e garantir a eficácia do enfrentamento à covid-19: 


“Vou explicar todos os detalhes das ações e medidas da Secretaria de Saúde de Lima Campos, em tempos de pandemia. A população precisa saber que temos todo aparato pessoal e técnico dentro da nossa capacidade local para fazer o máximo pelas vidas de nosso povo. Convido a todos para ler a matéria completa e tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?”

SÍNDROMES GRIPAIS – Funciona no prédio do CAPS (em frente ao Hospital Municipal). Quando a pessoa chega ao CAPS apresentando sintomas de gripe, passa por uma triagem. Identifica-se os casos leves e os mais avançados.


O atendimento é realizado pela Enfermagem e, se necessário, por um médico. Se na consulta, a equipe de Síndromes Gripais identificar que se trata somente de gripe, é receitado ao paciente medicação de acordo a necessidade que seu caso exige e a pessoa já sai do CAPS com seus remédios em mãos.

Caso sejam identificados sintomas similares ao de Covid-19, investiga-se quantos dias o paciente tem apresentado os sintomas, e o mesmo recebe a orientação de ficar isolado em casa (recomendado que não entre em contato com os demais moradores da residência até que se certifique se é covid-19 ou não), aguardando o momento da realização do seu teste. 

Nesse inttervalo, a equipe fará um intenso acompanhamento da pessoa por ligação telefônica, aplicativo de mensagens e até por chamadas de vídeo. O teste será realizado no Centro de Saúde da Mulher, onde são feitos de 25 a 30 testes/dia. Já realizamos mais de 400 até hoje (dia 20/04/2020).

A equipe de Síndromes Gripais trabalha por escala, doando-se ao máximo pelos pacientes. Esses profissionais não podem nem retornar para suas residências e para o aconchego de seus familiares, para não expô-los ao risco de uma possível contaminação. Ao fim de seu expediente, a equipe vai para duas casas alugadas pela Prefeitura Municipal. De lá, os profissionais continuam o monitoramento de que citamos acima. 



EQUIPE DE SÍNDROMES GRIPAIS.
Coordenadores: Rodrigo Carvalho e Diwlly Sousa.
Médicos: Dr. Lenoilson Passos e Dr. Eliomar Alves
Enfermeiros:  Rawena Mota, Mykaelle Tomaz, Khayo César, Lessandra Carvalho,  Maria de Lurdes, e Caroline Oliveira.
Técnicas de Enfermagem: Marciane Santos, Juciane Cavalcante, Antonilda de Brito, Elenilda Dias e Odileide Neves.


CASOS QUE PRECISAREM DE INTERNAÇÃO.

Contratamos uma empresa para treinar nossos profissionais para enfrentamento da covid-9. Para, assim, melhor atender os possíveis casos, tratando-os precocemente. Montamos uma equipe especialmente para atender a demanda de internação.
EQUIPE DE INTERNAÇÃO:

Enfermeiro: Eberth Vieira e Neila Gama
Técnicas: Thyele Maria, Camila Lima,  Érika Sena e Juliana Carolina.
Motorista: Cledson Laett.

Compramos um respirador, no intuito de estabilizar o (a) paciente até que consigamos uma transferência para um hospital que tenha UTI.

Montamos um centro de triagem para Síndromes Respiratórias nas instalações físicas do CAPS, onde fazemos o primeiro atendimento presencial.  Assim é feita uma triagem para possíveis casos suspeitos de covid-19.

A equipe é composta por enfermeiros (as) e médico todos os dias. A partir daí, classifica-se o paciente como suspeito ou não, fazendo toda avaliação clínica do médico. Faz-se toda a coleta de dados e orientações ao paciente, porque às vezes os sintomas e outros exames se tornam sugestivos para Covid.

Estamos tratando precocemente e fornecendo todo protocolo de medicamentos sugerido pelos médicos da Espanha, e utilizando como referência nosso estado do Piauí, onde pode-se observar grande sucesso no tratamento dos casos.

EQUIPE DO NASF:
Geilla Araujo, Brenda Mello, Tércia Feitosa, Carminda Bezerra, Caroline Bezerra e Tálita Mayana.

Quando é feita a triagem, todos os suspeitos passam a ser monitorados para a realização do nosso teste rápido. Obedecemos ao protocolo de dias estabelecidos, para ser mais fidedigno o resultado, visto que sabemos das chances do falso negativo.

Já realizamos mais de 400 testes rápidos na cidade (até o dia 20/05), e adquirimos mais 1000 testes. Estamos fazendo o possível para estar trabalhando na realidade epidemiológica do nosso município.

Já disponibilizamos 300 comp. de cloroquina e 600 comp. de azitromicina. Compramos mais 600 comp. de cloroquina, 600 de zinco, 600 de vitamina D, 2000 comp. de azitromicina. Esses medicamentos são entregues mediante receita médica, na farmácia do CAPS, pela responsável Jane Veras.

Nosso controle de número de casos – positivos ou suspeitos – é feito através de planilhas. Estamos diariamente atualizando esses dados para manter a população informada.
Para esclarecer quaisquer dúvidas, nosso Tele atendimento – pelo número (99) 981271583 (atendente Ítala Érica) colhe informações de denúncias e dúvidas, e repassa ao setor responsável. Há também nosso Telessaúde com médico – (dr. Marcos Caldas) para consultas ou dúvidas sobre sintomas da covid-19.

Estamos diante de uma pandemia de Covid-19. Nosso desafio é informar cada cidadão os fatores que determinam essa doença, e de que maneira podemos concentrar esforços para buscar seu controle. 

Nossa preocupação maior é com os grupos de risco e idosos. Sabemos que informação correta, prevenção, consciência das pessoas, são as principais estratégias de combate ao corona vírus. Então, por esse motivo, destacamos os nossos agentes comunitários de saúde, que fazem a promoção, prevenção e controle de agravos. A secretaria também usa as mídias sociais para levar informações e formas de prevenção.

HOSPITAL MUNICIPAL DE LIMA CAMPOS (média complexidade), situado na Avenida 15 de Janeiro, s/n – centro, possui estes atendimentos:

- Ambulatorial (pediatria, cirurgião geral, clínico geral)
- Internação
- Urgência
- Emergência
- Cirúrgica
- Laboratoriais
Possui leitos: Cirurgia Geral – 10; Clínica Geral – 13; Obstetrícia – 10; Pediatria – 05. Totalizando 38 leitos.

           Com aumento dos casos na nossa cidade, vimos a necessidade de ampliarmos os leitos ambulatoriais para covid-19, partindo para algumas mudanças de isolamento das áreas no hospital municipal, totalizando 10 leitos, em que contamos com um respirador na nossa unidade. É uma ala separada do Hospital, ou seja, não há risco nenhum para os demais usuários dos SUS.

AÇÕES MUNICIPAIS DE ENFRENTAMENTO À COVID-19

- Treinamento aos profissionais de saúde, para melhorar o atendimentos aos casos suspeitos; 
- Equipe especial para atender somente nos casos de internação;
-Compra de um respirador;
-Montagem de um CENTRO DE TRIAGEM PARA SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS, com médicos todos os dias;
- Fornecimento de medicação, de acordo com protocolos médicos ambulatoriais: cloroquina, azitromicina, zinco, vitamina D, ivermectina;
- Testagem de todos os casos suspeitos;
- Monitoramento diário dos casos suspeitos e positivos, através da nossa Central de Atendimento;
- Desinfecção dos prédios públicos, comércios e área de grandes aglomerações na cidade (zona urbana e zona rural);
- Distribuição de mais de doze mil máscaras a toda a população limacampense – sede e interior;
- Mídias sociais com informações sobre prevenção;
- Orientação e monitoramento da Vigilância Sanitária nos lugares de maior aglomeração de pessoas, como: lotéricas, bancos, feiras;
-Fornecimentos de EPI a todos funcionários da Prefeitura Municipal;
- Distribuição de álcool gel nos setores públicos para população;
- 02 Túneis/Cabines de Desinfecção – instalados no Hospital Municipal e no Centro de Triagem – CAPS – (chegando).

Atenciomente,
Lidiane Curvina
Sec. Mun. de Saúde
LIMA CAMPOS-MA

0 Comentários