Adolescentes do NUCA de São Luis Gonzaga.

Os jovens do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de São Luis Gonzaga, estiveram reunidos no Auditório Municipal na semana passada, onde discutiram vários temas importantes e expuseram suas opiniões.

No encontro com os 14 jovens do NUCA foram tratados assuntos referentes à importância de uma sociedade verdadeiramente democrática e também o fortalecimento na participação dos jovens no processo eleitoral, onde eles enalteceram uma das principais bandeiras do Movimento Estudantil Brasileiro na década de 80, quando 600 jovens gritaram na galeria lotada do Congresso Nacional e cantaram o hino do Brasil em comemoração à aprovação do voto facultativo para adolescentes de 16 e 17 anos.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) é uma oportunidade de trabalhar pelo bem de uma sociedade melhor, pois ele percebe como a sua participação no grupo engaja a participação de outros adolescentes.


A implantação de NUCA'S nos municípios faz parte da metodologia do Selo Unicef para ajudar a garantir a voz e a participação de meninos e meninas em decisões importantes para os jovens.

A iniciativa propõe alguns desafios pautados em enfrentamento ao racismo, esporte seguro e incluso, direito à saúde sexual e reprodutiva, entre outros.

Os adolescentes são incentivados a promover discussões, criar campanhas junto à gestão municipal e a sociedade, além de participar dos espaços de decisão de políticas públicas do município.




0 Comentários